Miyavi iniciou sua carreira musical na banda de jrock, Due'le Quartz, em 1999, quando o guitarrista original deixou a banda. Na época, conhecido por MIYABI, ele assumiu a guitarra e o backing vocal. Era o integrante mais jovem, com 17 anos.
Em 2002, o Due'le Quartz, apesar do sucesso, encerrou suas atividades. E pouco tempo depois, o então MIYABI, mudou seu nome artístico para Miyavi e resolveu seguir carreira solo. Apesar de tudo, ele se declarou bastante grato ao Dué le quartz, chegando até a tatuar o nome da banda em sua mão.
Sua carreira como artista solo começou de verdade com o lançamento do seu primeiro álbum, Gagaku, em 2002, bastante dark e experimental. O estilo dos singles seguintes variaram bastante, de pop a rock para alguns com sonoridade bastante única. Parecia que Miyavi tinha uma enorme vontade de concretizar todas as ideias que ele havia tido durante seus anos como músico e agora ele finalmente tinha a chance. Nos dois anos seguintes, o músico lançou 4 singles e mais 1 álbum. Nesse momento, Miyavi passou a gravar todos os instrumentos para suas composições em seus lançamentos e obviamente continuou a tomar conta dos vocais também.
Em novembro de 2004, Miyavi assinou um contrato com a Universal Music, se tornando major dois anos após ter começado sua carreira como um artista indie da PS Company. Nessa época, o artista também inventou um novo apelido para si mesmo, MYV, assim como mudou totalmente sua aparência. Em sua estréia como major ele lançou o single Rock no Gyakushuu -super star no jouken- / 21sekikei Koushinkyoku, que iniciou uma série de multiplas versões para cada lançamento.
No verão de 2005, Miyavi lançou o álbum miyavi - miyavizm –shugi. Nessa época, o artista solo percebeu que não conseguia fazer tudo sozinho e começou a contar com a colaboração de outros músicos tocando os instrumentos, com excessão da guitarra, durante as sessões de gravação. Já no fim desse ano, Miyavi, sem medo de arriscar, começou com uma série de lançamentos bastante diferentes do que ele havia produzido até então, tal como Kekkonshiki no uta / Are you ready to ROCK? e seus trabalhos com o MYV*POPS. De uma salsa apimentada em Señor Señora Señorita passando por um jazz animado em Gigpig Boogie, os trabalhos de Miyavi apresentavam uma sonoridade bastante diversificada, sem perder também os usuais elementos de pop e rock.
No final de 2006, Miyavi participou de um show beneficente pela UNICEF e já em 2007 realizou seu primeiro show nos Estados Unidos, em Las Vegas no dia 17 de Fevereiro. Em maio desse ano, o músico apareceu com a banda S.K.I.N pela primeira vez no Jrock Revolution e realizou um show com a banda no evento Animexpo na Califórnia em junho. Com o lançamento do álbum 7 Samurai Sessions -We're Kavki Boiz- em julho, Miyavi adicionou um novo elemento à sua carreira: o grupo Kavki Boiz, que acompanha o artista fazendo performances de dança e adicionando uma pitada de hip-hop à sua sonoridade.
Já o ano de 2008 começou bastante agitado para Miyavi, com o lançamento do seu single em parceria com Sugizo, Hi no Hikari Sae Todokanai Kono Basho de, em Janeiro. Em Março foi lançado o álbum This Iz The Japanese Kabuki Rock e anunciado a turnê mundial do artista, This Iz The Japanese Kabuki Rock Tour 2008, com shows progamados no Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Finlândia, Taiwan, Suécia, Espanha, Holanda, China, Coréia do Sul e no Brasil.
O ano de 2009 mal tinha começado e Miyavi fez o show dia 3 de janeiro em comemoração aos 10 anos da PS Company, o Peace&Smile, junto com as outras bandas que também fazem parte da PSC. Para nós brasileiros que ficamos aqui, foi anunciado a volta do artista para o mês de julho!
Rencentemente, dia 16 de fevereiro, em seu Site Oficial, Miyavi anunciou que deixará o selo PS COMPANY após seu show de graduação no Hibiya Yagaidai Ongakudou no dia 5 de Abril deste mesmo ano. Em uma mensagem onde também desejou aos fãs um bom Dia dos Namorados, o artista, que até o momento era o membro mais antigo do selo, agradece a todos os staffs e, sobretudo, ao chefe executivo Ozaki Shachou. Podem ver a tradução da mensagem aqui.
Miyavi agora segue apenas com um selo, o da Universal Music.